quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pensar o minimo no futuro...


O que eu tenho tentado fazer, e tem dado resultado visto que ainda não tive nenhuma depressão nem coisa do género, é viver um dia de cada vez e tentar pensar o mínimo no futuro. É que pensar no futuro significa preocupação, desalento e uma enorme vontade de voltar atrás. Pois, porque achamos sempre que antes é que éramos felizes e nem dávamos conta. Mas no antes também reclamávamos de tudo e fartávamos de tudo e tínhamos na mesma medo do futuro. Futuro esse que hoje já é passado.
Quando andávamos no 9º preocupávamo-nos com a área a seguir e que não podíamos com 14 anos escolher o que queremos ser no futuro e porque é que temos de escolher uma área, e não sei qual é a área que gosto mais e se depois não gosto e…ai apetecia-me voltar à primária. Depois no secundário: e porque temos que melhorar as notas e não temos média e os exames nacionais ui que medo e qual curso vou escolher e se não entro na universidade e se entro e ai que vontade de voltar ao ciclo.
Depois de sabermos que entrámos na universidade é a mudança total, é o estar por nossa conta, é estar na sala de aula e não conhecer ninguém, são os professores, são as cadeiras por fazer, são os 10 que não nos largam, as saudades das notas do secundário e ai não sei o que vai ser de mim. Passada a fase fixe da faculdade, aquela em que já tens um grupinho, as saídas, as jantaradas e tal, começamos a pensar no fim do curso, que temos mesmo que acabar, que já estamos fartas de estudar, de fazer trabalhos, de gastar dinheiro aos pais etc. E finalmente (e porque é a fase em que estamos) o emprego. Ai o emprego! E não sei fazer nada e não sei o que quero e o mais certo é não arranjar nada. Ai a crise. Ai tanta gente desempregada. Ai o meu futuro…
Eu, que ainda estou no comecinho do mundo do trabalho, ouço as minhas colegas mais velhas mas ainda na casa dos pais, com contratos a termo certo, dizerem: “ Ai queria comprar casa mas se não me renovam o contrato como é” “ Ai o meu carro já está velho, tenho medo de comprar outro e se depois não me renovam o contrato” “Ai queria sair da casa dos meus pais mas se depois fico sem trabalho como é que vai ser?!”. Também ouço as minhas colegas, já casadas e com casa, a dizerem: “Queria ter filhos mas a minha situação aqui não é estável, depois se não me renovam o contrato, como sustento a criança” “Só quero ter filhos quando tiver a vida mais organizada, não sei se me renovam o contrato, como é que vai ser?!”. As colegas que já estão no quadro, ganham relativamente bem e o mais provável é ficarem aqui até á reforma, ouço-as queixarem-se do salário, que não dá para nada, e os filhos que cada vez pedem mais coisas, e o filhos que não lhe dão sossego e como há-de ser o futuro deles com o mundo no estado em que está. E as que não têm filhos a queixarem-se da vida, que estão fartas de tudo, que lhes dói ali, e o mundo está perdido e onde é que isto vai parar.
Enfim. em todas as fases da nossa vida, seja qual for a situação em que estamos, pensamos no futuro e temos medo dele e temos medo de não fazer aquilo que planeámos (viajar, comprar carro, casa….). Por isso o melhor é viver o dia, viver o presente porque hoje estamos aqui e amanhã logo se vê.


3 comentários:

zebedú disse...

Alô!

Gostei muito de ler o que escreveste :)

É bom estarmos eternamente insatisfeitos, no fundo é isso que nos move, não é? mas..travão!! Com "conta, peso e medida" se tomamos a nossa "insatisfação" como o centro da nossa vida é uma caca..aborrecemo-nos, não damos valor ao que temos, tornamo-nos aborrecidos..No fundo é pensar na "insatisfação", como ela é, uma cena funcional e não como a vemos, como uma disfuncionalidade.


Beijinho grande

Sarinha disse...

O ser humano é por natureza insaciável...quer-se sempre o que não se tem. Falta sempre algo...ás vezes nem sabemos o que. E achamos sempre que estamos pior que os outros.
Enfim basta olhar para as notícias para concluírmos que os nossos problemas não são nada!que somos uns sortudos em termos que comer, não sermos doentes, termos um lar, vivermos num local seguro de violência, de desastres naturais, os nossos pais estarem empregados.
Enfim, se repararmos bem, afinal de contas somos felizes com o que temos, tem que ser assim.
A vida é uma passagem.A melhor forma de a vivermos é encará-la com um sorriso. Sorrindo ás dificuldades =)
Claro que não temos que estar sempre bem dispostos, todos temos dias não, mas não vale a pena pensar sempre no futuro, isso só nos torna mais inseguros. Um passo de cada vez.

ONTEM É HISTÓRIA,
AMANHÃ É UM MISTÉRIO,
HOJE É UMA DÁDIVA.

shi disse...

bonito isso :) bora aplicar..ahaha isso é que é pior :s mas fuck-off!!! como diz a Caro_li ou o M. (amigo dela, que acho q foi ele q inventou!lol) isto a vida é coisa para ser temperada...bem temperadinha com muitos placebos...
isto é, a vidinha pode tar uma gd fossa,ou pior ser uma ganda fossa com muito lodo (como diz a D. amiga da V. minha amiga)mas o pessoal mete uns placebos e puff..a coisa dá-se!

mas pronto realmente é um conselho deveras útil :) pensar o menos possivel no futuro.ou melhor pensar o menos possível, mesmo :)