terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sabem quem faz anos hoje?

É a nossa querida amiga de BD MAFALDA!

A história de Mafalda resume-se muito brevemente a uma tira de histórias em quadrinhos escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentam uma menina de apenas 6 anos que não gosta de sopa e adora os Beatles, preocupa-se com a Humanidade e a paz mundial. Estas histórias apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.

De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino "Primera Plana".
Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas. Imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.
A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no "Primera Plana", na altura um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional.
À primeira vista, Mafalda podia ser uma menina reguila, desafiadora e descarada, mas depressa se percebeu que da sua boca, dos balões que Quino preenchia, saíam comentários mordazes e pertinentes sobre a ordem do mundo, a luta de classes, o capitalismo e o comunismo, mas também, de forma mais subtil, sobre a situação política e social argentina. Era a Mafalda, a contestatária e insatisfeita, "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é", descreveu Umberto Eco em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou à personagem.




Desde então até à actualidade a Mafalda esteve sempre presente, principalmente no imaginário das crianças e jovens da nossa geração=) e transformou-se numa das mais divertidas comentadoras políticas da actualidade mundial nos anos 1960/70.

P.S. Quino ainda desenhou Mafalda algumas vezes, principalmente para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Por exemplo, em 1976 ele fez um pôster para a UNICEF ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Na
Cidade de Buenos Aires existe mesmo uma praça chamada Mafalda.

Parabéns Mafalda pelo teu 45.ºAniversário

4 comentários:

Anónimo disse...

parabéns À mafinha!!!

Sarinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina disse...

Tb gosto mt da Maf :) **

shi disse...

Bem, rezingona ela sempre foi..agora com o avançar da idade...uiiiii! Vai melhorar.